Calendário de restituições de imposto de renda 2020

Confira a tabela do lots das restituições de imposto de renda 2020. Veja o calendário. Quando pode receber a restituição do IR 2020. Consulta.

Declaração de imposto de renda 2020

O governo estabelece todos os anos um prazo específico para os trabalhadores prestarem suas contas com a Receita Federal – e quem o excedeé multado, consequentemente,com um valor inicial mínimo de R$165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.

O cronograma de declaração do imposto de renda 2020 começou em março de tal ano e se estendeu até às 23 horas e 59 minutos do dia 28 de abril, prazos estes que, possivelmente, serão novamente aplicáveis ao ano de 2020.

As faixas de enquadramento das tarifas, curiosamente, também não sofreram reajuste ou mudanças relevantes desde 2015.

Lotes de restituições de imposto de renda 2020

É recomendável que o contribuinte preste suas contas assim que o prazo se inicie para corrigir erros que eventualmente ocorram no processo de declaração. Quem pagar logo de início também acabará recebendo seu dinheiro de volta primeiro, já que a restituição acontece conforme a ordem de declaração do imposto.

Tais restituições, por sinal,serão feitas em sete lotes, sendo o primeiro referente ao dia 15 de junho de 2020 e, o último,ao dia 17 de dezembro de 2020 segundo calendário publicado no Diário Oficial da União. Confira abaixo:

Tabela de pagamento dos lotes de IR 2020

Confira o calendário dos pagamento de restituição do imposto de renda 2020
1º lote15 de julho
2º lote16 de julho
3º lote15 de agosto
4º lote17 de setembro
5º lote15 de outubro
6º lote16 de novembro
7º lote17 de dezembro

Data válida para as declarações processadas e sem pendência.

Declaração do IR 2020

Os contribuintes podem verificar em qual lote de restituição se encontram através do site da Receita Federal assim que a consulta ao imposto de renda 2020 for aberta. Em março de 2020 foram iniciadas as consultas multi exercício, que abrangem o período entre os anos de 2008 a 2019.

Nas mídias sociais, a Receita constantemente recorda ainda que existe o aplicativo para smartphones, onde podem igualmente ser constatadas as apurações dos lotes. Este aplicativo pode ser encontrado na Play Store, caso o sistema operacional do smartphone seja Android, e na App Store, em caso deo sistema operacional seriOS.

DIRPF 2020

No final do ano passado, a Receita Federal informou que cerca de 770 mil declarações estavam retidas na malha fina do IR, visto que a maioria delas apresentou inconsistências na prestação de despesas médicas. O cidadão que pretende saber se está ou não incluso neste rol pode consultar sua situação no extrato do imposto de renda 2020, sem maiores complicações, através do site da Receita Federal selecionando a aba Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).

Extrato de Imposto de renda 2020

Já o contribuinte que planeja acessar o seu extrato de IR deve utilizar o código gerado no próprio site da Receita Federal ou, então, o certificado geral emitido por uma autoridade competente. Depois de verificar quais os erros encontrados em sua declaração, o indivíduo tem que enviar ao sistema uma versão retificadora.

Vale ressaltar que, se você estiver na malha fina, só conseguirásairdela após a completa regularização de sua situação ante a Receita.

Os cidadãos que prestam contas corretamente e pagam as porcentagens que lhes são cabíveis de acordo com as definições das tabelasdo imposto recebem normalmente a restituição. Já os indivíduos que trabalham com inconsistências e omitem bens, com o intuito de não pagar o tributo ou mesmo por cometer incongruências na declaração,geralmente acabamcaindo na chamada malha fina – e são, portanto, multados em valores relativamente altos.

Desta forma, permaneça sempre atento aos prazos e informes técnicos para não acabar tendo maiores dores de cabeça depois com multas e retificações do tributo.

Também leia os artigos relevantes:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *