Declaração MEI 2019 – Tudo que precisa saber

Declaração MEI 2019 – Tudo que precisa saber aqui.

O MEI, Microempreendedor Individual é para quem possui até 1 funcionário e recebe no máximo R$81000,00 ao ano. Quando se cria um MEI você passa a ter algumas obrigações e responsabilidades como pessoa jurídica.

Declaração MEI 2019

Uma dessas obrigações é o DASN – SIMEI, A Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual, também conhecido como Declaração Anual do Faturamento.

Como o próprio nome já diz, esta declaração deve ser realizada todo ano, mostrando sempre os rendimentos do negócio.

Assim como nós, pessoas físicas, precisamos declarar nosso Imposto de Renda, as pessoas jurídicas declaram o faturamento.

Neste artigo você saberá quem precisa fazer essa declaração, quando precisa ser feita e como realizá-la. Veja a seguir…

Quem precisa fazer a Declaração Anual de Faturamento?

Todos que criam o seu MEI, obtendo seu CNPJ, Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, para formalizar seu pequeno negócio tem obrigação de fazer a Declaração Anual do Faturamento.

Quando eu posso realizar o DASN-SIMEI?

Caso você não tenha realizado nos outros anos, pode fazer a qualquer momento. Mas para declarações atrasadas há multa de R$50,00 até 2%. Por isso é importante realizar sempre no prazo.

Neste ano, 2019, o prazo para realizar a declaração foi de janeiro até 31 de maio. Um prazo longo, para que todos consigam cumprir.

Em 2020 provavelmente serão datas próximas das deste ano, então vá deixando tudo organizado para ser mais simples quando chegar o prazo.

O que precisarei registrar nessa declaração?

Declaração MEI 2019

A Declaração de Faturamento não é nenhum pouco complicada, só precisa de organização e atenção mesmo. Você precisará registrar o valor bruto recebido no ano anterior. Por isso é muito importante que some todas as notas fiscais emitidas mês a mês, assim quando chegar na Declaração Anual será muito mais rápido e fácil.

Como realizo a Declaração Anual do Simples Nacional?

A Declaração MEI 2019 (DASN-SIMEI) é realizada toda através da internet, o que facilita muito para quem tem uma rotina corrida.

Apesar de ser um processo simples, em meio a tantas atividades administrativas muitos empreendedores ficam confusos e não sabem por onde começar. Pensando nisso preparamos um passo a passo bem prático para você, veja a seguir:

Passo a passo

  • Entre no site Portal do Empreendedor e aperte no item“Serviços”, na área “Já sou MEI”. Após isso, vá em “Faça sua Declaração Anual de Faturamento”;
  • Entre no site com o seu CNPJ;
  • Coloque o faturamento bruto do ano inteiro do seu negócio e marque se houve contratação de alguém no período;
  • Envie a declaração e guarde ou imprima o seu comprovante.

Leia também:

Viu como não é tão complicado assim?

Lembre-se de prestar muita atenção com os valores das notas fiscais e de não se perder no prazo, assim não precisará se preocupar com nenhuma multa indesejada!

Agora que você já aprendeu o que é a Declaração Anual de Faturamento, quem precisa fazer, quando fazer, o que precisará registrar e como fazer, ainda ficou alguma dúvida?

Leia sobre FGTS aqui.

Se sim, deixe sua dúvida aqui nos comentários que responderemos nos próximos artigos!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *