Nota Fiscal Paulista

Nota Fiscal Paulista – O que é, consultar, participar, recuperar senha. Leia este artigo e tire sua dúvida.

Se você já recebeu alguma vez uma mensagem ou mesmo já ouvir falar sobre a Nota Fiscal Paulista, mas não tem muito conhecimento sobre o que seria de fato esse tipo de serviço, você nesse artigo terá as explicações breves sobre as informações mais importantes do que vem a ser a Nota Fiscal Paulista.

Nota Fiscal Paulista

Então confere tudo na integra!

O que é Nota Fiscal Paulista?

O governo do estado de São Paulo ao longo do tempo, acabou notando que era necessário ser criado um programa que incentivasse o aumento da arrecadação de impostos, e entrasse diretamente no combate de sonegação de impostos.

Ou seja, é um recurso que incentiva os consumidores seja por meio de sua compra ou mesmo de um serviço faça a devida prestação e recebo os impostos incumbidos nas mercadorias, e esse pode ser revertido em dinheiro, desconto no IPVA, ou pode ainda fazer a doação de créditos como é chamado para as entidades de assistência social ou de saúde.

Entenda como funciona a emissão de Nota Fiscal Paulista

O procedimento acontece de acordo com as regras, por isso, é importante que o cliente/consumidor saiba que ele a cada compra feita quando esse é cadastrado recebe em média 5% até 30% do ICMS, dessa forma confira como funciona:

  • A cada compra feita, o cliente deverá informar o seu CPF ou mesmo CNPJ, e faz assim solicitação de Nota Fiscal ou Nota Fiscal online;
  • O Vendedor por sua vez, faz o registro do CPF ou CNPJ do comprador, esse faz a emissão da nota fiscal ou mesmo do cupom;
  • Quando o ICMS tem o seu devido recolhimento, esse receberá da Secretária da Fazenda o credito das parcelas que esse tem sobre o imposto;

É importante frisar que esse pode ser usado em um prazo de cinco anos, podendo assim ter os descontos no IPVA, que é transferido assim para a Nota Fiscal Paulista.

Participar do programa Nota Fiscal Paulista

O procedimento de participar do programa é bem simples, o consumidor deverá seguir algumas orientações para participar como fornecer o seu CPF ou CNPJ no momento em que for realizar a devida compra e esse deve ser feito por meio do site da Secretária da Fazenda, confira o passo a passo:

  • Acesse o site da Secretaria da Fazenda;
  • Clique na opção “Cadastra-se”;
  • Escolha uma das opções, “pessoa física” ou “pessoa jurídica”;
  • Em seguida, informe seu CPF/CNPJ, data de nascimento, nome completo e nome completo da mãe, na sequência informa a imagem de caracteres, e clique em “Avançar”;
  • Na próxima tela, informe os dados solicitados e clique em Concluir;

Você deve informar o número de conta corrente ou poupança para posteriormente fazer o devido resgate do valor.

Consultar o saldo da Nota Fiscal Paulista

Após ter feito o cadastro, é muito simples fazer a devida consulta do valor, basta seguir o passo a passo que se encontra abaixo:

  • No campo solicitado, informe seu CPF ou CNPJ;

  • Clique na Opção “Consultar”;

O consumidor será direcionado até uma tela onde pode escolher a opção de “consumidor”, informar o seu CPF ou CNPJ, pode informar a senha cadastrada e ter acesso a Nota Fiscal Paulista.

Clique e veja como cadastre seu Certificado Digital

Recuperar a senha

Mas se caso eu esqueci minha senha, como devo proceder para acessar minha nota fiscal paulista?

Muito simples, siga as instruções de recuperar a senha, onde no mesmo campo de consultar, você deve seguir o passo a passo:

  • Informe seu CPF;
  • Escolha a opção “Consumidor’’;
  • Clique na opção “Esqueci minha senha”;
  • Informe os dados solicitados pelo sistema e tenha uma nova senha;

É importante que o consumidor saiba que esses procedimentos de consulta podem ser feitos em qualquer lugar, basta ter acesso a internet e ser cadastrado no site da fazenda.

Como também ser feito a consulta se a nota fiscal de fato foi realmente registrada, esse é um dos procedimentos que também pode ser visto no momento em que você faz a consulta e dentro do sistema escolhe a opção ‘Consulta Notas/Cupons’, esse pode ser conferido sempre a partir do dia 19 de cada mês, usando o cadastro.

Nesse ambiente também é possível averiguar o nome do estabelecimento, o valor pago nota, e é de suma importância que o consumidor guarde todas as notas para devida comprovação, caso seja necessário.

Também leia:

Prêmios e sorteios

A Nota Fiscal Paulista também possibilita que o consumidor possa receber alguns prêmios, como a cada compra feita igual ou superior a 100 reais, esse consumidor por ser cadastrado tem o direito de receber um bilhete para assim participar dos devidos sorteios que está relacionado ao programa Nota Fiscal Paulista.

Mas se você deseja acumular o valor de 100 reais esse também é possível, e pode ser para os diversos tipos de estabelecimentos, e para fazer parte desse sorteio o consumidor precisa fazer a devida adesão no sistema para obter assim os devidos prêmios.

As formas de acesso do sistema podem ser por meio do próprio site da Secretária da Fazendo, como também está disponível para quem deseja fazer a devida consulta pelo celular, ou seja, através de um aplicativo disponibilizado pela própria secretária da fazenda.

Por isso é importante que se tenha o cadastro feito de maneira correta para que esse se optar pelo aplicativo tenha acesso direto e rápido a sistema. Esse aplicativo pode ser adquirido por meio do Play Store ou mesmo pelo Google Play!

Conclusão

A nota fiscal paulista, permite que o consumidor possa receber os impostos de suas compras em dinheiro, desconto no IPVA, doação para entidades sociais ou na área de saúde, mas essas opções não são obrigatórias, ou seja, é opcional do consumidor fazer o uso de uma das opções sugeridas aos seu critério.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...